quinta-feira, 16 de julho de 2009

Emília Pinto, Figura incontornável

Os rotários de Leiria decidiram atribuir a Emília Pinto a distinção “Profissional de Mérito – ano 2007”. Como seu amigo e admirador fui convidado para estar na cerimónia de atribuição da distinção.
Por razões de força maior acabei por não ter estado presente. O que lamento. Porque gostava de ter assistido à cerimónia. Pela homenageada e também pela instituição que assim a entendeu homenagear.
É que o trabalho que os rotários desenvolvem merece muito respeito. E os rotários de Leiria são um excelente exemplo desse trabalho desenvolvido.
A homenageada é uma cidadã que respeito, admiro e por quem fui ganhando amizade nos últimos anos. Vejo nela cada vez mais uma figura incontornável da cultura, de Leiria concelho e distrito. Isso mesmo – figura incontornável da cultura. Por muitas razões. Uma delas tem a ver com a sua abertura mental, com a sua capacidade organizativa, com o seu profissionalismo, com a sua apetência para unir e não dividir, com as suas qualidades de caça-talentos, etc, etc.
E o que disto tudo e de outras coisas me parece digno de muito destaque, é perguntar se tem feito tanta coisa na área cultural e social sempre com parcos orçamentos, dá para pensar se tivesse os orçamentos mais volumosos que outras instituições quer públicas quer privadas têm todos os anos, o que não conseguiria fazer?
Numa região, onde o déficit de consumo de bens culturais ainda é muito escasso e onde a participação cultural poderia ser melhor, a distinção de Emília Pinto é um sinal positivo, para que as instituições, as empresas e as pessoas se empenhem ainda mais na consolidação e oferta de bens culturais.

Feliciano Barreiras Duarte, professor universitário e consultor jurídico

Sem comentários:

Enviar um comentário